5S e as Ferramentas Gerenciais
Publicado: 02/10/17 | Atualizado: 22/01/23 | Acessos: 524
A Inter-relação do programa 5S com outras ferramentas gerenciais
É difícil quantificar os benefícios que o 5S pode trazer a uma organização, por ser um processo educacional e contínuo, muitas vezes é introduzido como base para outras ferramentas gerenciais, através de sua interação, com melhorias em outras funções como produção (novos equipamentos, novos processos, novos sistemas); manutenção (técnicas de confiabilidade e manutenibilidade); qualidade (ISO 9001); recursos humanos (políticas); higiene, segurança (OHSAS 18001); e meio ambiente (ISO 14000).
Nas organizações já é comum a introdução de um programa estratégico como o 5S visando melhorar o desempenho organizacional a partir de contribuições com as demais ferramentas gerenciais, porém a grande falha na sua introdução é a falta de um diagnóstico organizacional, o que pode causar uma sensação de pânico, uma vez que são implementados sem que haja uma preocupação de verificar as sobreposições de algumas ações.
O quadro1 apresenta as contribuições diretas que o programa 5S pode trazer a cada ferramenta gerencial, sendo possível avaliar o potencial destas ferramentas, e quanto se podem incorporar de mudanças positivas em todas as dimensões do ambiente organizacional. A associação do programa 5S com outras ferramentas de qualidades é necessária, pois ao analisar a implantação do programa, percebe-se que esta serve de suporte para outras ferramentas, não podendo assim, atribuir apenas para a aplicação dos sensos, uma consciência sobre a qualidade.
QUADRO 1 - A Inter-relação e os benefícios do programa 5S para as outras ferramentas gerenciais Fonte: Adaptado de Ribeiro (2006)
Ferramentas Gerenciais | Contribuições diretas do 5S |
Folha de verificação | Facilita o acesso através da organização (SEITON); |
Técnicas de Confiabilidade - TC | Procedimentos (SEIKETSU); |
Programa Zero Defeito | PDZ Aspectos Físicos (SEIRI, SEITON, SEISO); |
ISO 9000 | Conservação dos recursos (SEIRI); Identificação, sinalização, manuseio, e rastreamento (SEITON); Ambiente adequado à qualidade (SEISO); Procedimentos (SEIKETSU); Cumprimento aos procedimentos (SHITSUKE); |
Procedimentos Padrões de Higiene Operacional – PPHO | Melhor apresentação do local de trabalho (SEITON e SEISO); Higiene do ambiente e das pessoas (SEIKETSU); |
Desdobramento da Função da Qualidade – QFD e Kaizen | Postura critica e proativa (SHITSUKE); |
Qualidade Total – TQC | Aspectos físicos (SEIRI, SEITON, SEISON); Padronização Aspecto comportamental (SHITSUKE); |
Círculo de Controle de Qualidade – CCQ | Trabalho em grupo, postura crítica e pró-ativa (SHITSUKE); |
Just in Time – JIT Combate ao desperdício. | Ter e usar somente o necessário (SEIRI); |
Manutenção Produtiva – MPT | Limpeza e inspeção aumentando a performance dos equipamentos (SEISO); |
ISO 14000 | Redução do consumo e reutilização (SEIRI); Combate à poluição e coleta seletiva (SEISO); |
OHSAS 18000 | Redução/ eliminação das condições inseguras (SIERI, SEITON, Redução e eliminação de atos inseguros |
GMP, HACC, APPCC (combate à contaminação de produtos) | Limpeza e combate à contaminação (SEISO); Higiene de ambiente e das pessoas (SEIKETSU); |
PDCA (ou MASP – Metodologia de Análise e Solução de Problemas) | Postura crítica e pró-ativa (SHITSUKE); |
Gestão de Relacionamento com clientes – CRM | Melhor apresentação do local de trabalho (SEITON e SEISO); Pontualidade e respeito (SHITSUKE); |
Seis Sigma | Postura crítica e pró-ativa (SHITSUKE); |
Controle Estatístico de Processos – CEP | Condições favoráveis para controle (SEIRI, SEITON e SEISO); Confiabilidade dos dados (SHITSUKE) |
Fonte: Qualit@as Revista Eletrônica
Publicado: 02/10/17 | Atualizado: 22/01/23 | Acessos: 524
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